Avaliação e Intervenção com Famílias Multidesafiadas: Práticas colaborativas e integradoras

O NIC- Núcleo de Intervenção Comunitária, no âmbito da acção do GAF - Gabinete de Apoio à Família, realizou nos dias 25 e 26 de Fevereiro e 4 e 5 de Março de 2011, a acção de formação "Avaliação e Intervenção com Famílias Multidesafiadas: práticas colaborativas e integradoras". A mesma foi dinamizada pela conceituada investigadora/autora Ana Teixeira de Melo e dirigida a técnicos que desenvolvem a sua actividade no âmbito da intervenção familiar, nomeadamente com famílias com crianças e jovens em risco. Desta forma, o NIC e em particular a equipa do GAF, pretendeu reforçar as suas competências e dos demais técnicos presentes, para uma gestão mais eficaz de processos de avaliação e intervenção integradores e colaborativos, centrados nas forças das famílias.
O evento suscitou o interesse e a adesão de diferentes profissionais e instituições, provenientes de diferentes pontos do país, gerando um espaço rico em debate e partilha de experiências e conhecimentos.
Do encontro saiu reforçada a importância da formação contínua dos técnicos, do questionamento e aperfeiçoamento de práticas, numa área de grande exigência, como é a da intervenção familiar.