Pais e Adolescentes debatem Sexualidade Juvenil


O NIC – Núcleo de Intervenção Comunitária no passado mês de Setembro, convidou pais e adolescentes a reflectir sobre as questões ligadas à sexualidade juvenil, ao abrigo do Programa “Cuida-te” – Promoção de Estilos de Vida Saudáveis, do IPJ – Instituto Português da Juventude. A iniciativa contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Castro Daire, da Escola Secundária/3 de Castro Daire e respectiva Associação de Pais e Encarregados de Educação.
Pais e adolescentes, entre os 15 e os 18 anos de idade, tiveram a oportunidade de participar em 2 das medidas previstas no Programa: Sessões de Sensibilização e Teatro-debate.
Estas acções tiveram como objectivo promover e estimular a reflexão e o debate sobre problemas de saúde, da sexualidade, dos afectos...
Cerca de 100 jovens da Escola Secundária/3 de Castro Daire, participaram num teatro-debate no Auditório do Centro Municipal de Cultura, no passado dia 30 de Setembro.
Uma peça constituída por várias cenas do quotidiano dos adolescentes, que fez despoletar nestes diversas reacções e uma participação activa no debate. Uma história onde os jovens são literalmente desafiados a colocarem-se no lugar dos actores. Onde, eles, público, são convidados a tomar parte da acção, a trocar de posição com os actores e a propor soluções possíveis para a situação que lhes são apresentadas na peça.

Alguns testemunhos dos jovens participantes:
“O teatro foi muito expressivo. Gostei da parte em que os nossos colegas representaram a solução, para as questões da peça”.

“Gostei imenso do teatro. Foi muito divertido, todas as histórias foram bem conseguidas. Falaram da vida, do amor, desde os olhares tímidos até à vida sexual. Apreciei mais a história quatro, cinco e sete, pois são as que acontecem mais no dia-a-dia, claro que as outras histórias também acontecem com frequência...”.

“O teatro foi muito engraçado, criativo, divertido e espantoso. Gostei muito! Mas também gostaria de ver mais colegas a irem representar”.

“O teatro foi espectacular! Ou seja, ajuda-nos a conhecer as coisas e esclarecer-nos muitas dúvidas. Assim como a parte dos colegas também foi muito curiosa. Gostei muito do teatro e gostaria de ver ainda mais teatros sobre outras coisas”.

Estes são alguns dos testemunhos de quem viveu estas reflexões na primeira pessoa. Demonstra uma enorme satisfação e interesse sobre estas matérias e outras. Uma das formas mais eficazes de intervenção é a prevenção, a reflexão, colocar os jovens nas situações concretas. Foi o conseguido neste projecto, resta-nos agradecer a todos os envolvidos e muito especialmente à excelente participação dos jovens implicados.