Rota de Encontro




















Realizou-se no dia 15 de Setembro a caminhada intercultural "Rota de Encontro". Este projecto integrado numa acção de promoção turística do município de Castro Daire, foi protagonizada por jovens locais e jovens estudantes oriundos de Cabo Verde, que chegam ao nosso concelho para residir durante os anos de estudo. Durante o percurso os jovens participaram em diferentes actividades que visaram sobretudo o conhecimento interindividual, o diálogo intercultural e a celebração da diversidade, com actividades de animação orientadas por técnicos superiores, voluntários do NIC para esta acção. No final do percurso foi efectivo o reconhecimento do valor do individuo, da diversidade cultural e da riqueza natural local que deve ser um contributo de qualidade de vida para os jovens.

As interacções estabelecidas, a troca cultural proporcionada, o diálogo e a participação activa e espontânea, foram os principais aspectos destacados pelos participantes no final das actividades.

Esta acção permitiu conhecer diferenças e semelhanças que se ignoram. Aceitando e compreendendo a diferença, o entendimento pode gerar oportunidades sociais para todos, por exemplo, o comércio local não tem alimentos que jovens estrangeiros habitualmente incluem na sua dieta porque ignoram a diferença de hábitos alimentares.

O projecto permitiu ainda uma aproximação entre jovens, pessoas e instituições organizadoras, facilitando o processo de contacto futuro para a comunicação de problemas e oportunidades quer pessoais quer comunitárias. Sendo a primeira iniciativa de contacto, servirá certamente de ponto de partida e contacto interinstitucional para projectos futuros coincidentes nos actuais objectivos.
Apoios:
Escola Profissional Mariana Seixas
Câmara Municipal de Castro Daire
Publiarte - Castro Daire

Objectivos:

· Promover o convívio entre jovens locais e jovens a residir no concelho de Castro Daire oriundos de Cabo Verde;

· Promover atitudes de e para a “Inclusão”, onde a diferença não representa uma barreira à realização pessoal e oportunidade social, antes pelo contrário, representa uma oportunidade de partilha do potencial que reside na diversidade.

· Promover o concelho junto de uma camada populacional mais jovem representando o reconhecimento do valor do concelho junto de jovens locais que tendem a abandonar o concelho para centros urbanos;

· Estimular e incentivar positivamente a estadia de jovens estudantes africanos e provocando para a participação dos jovens quanto ao usufruto do potencial local para a melhoria de qualidade de vida;

· Envolver pessoas instituições organizações, empresas e comunicação social, neste evento para que a participação se contagie e se diversifique também em outras camadas etárias, e contextos socio-económicos e culturais, responsabilizando pela efectiva integração dos jovens estudantes internacionais.

· Provocar a participação estimulando para auto-iniciativas dos jovens participantes e agentes envolvidos, levando à participação activa e espontânea.

· Criar relações de contacto interinstitucional que servirão de base a projectos e colaborações futuras.